Nagoya Gyuto

VENDIDA

Essa elegante faca de cozinha, em estilo inspirado nas Gyuto japonesas, é uma faca especial para mim, pois é a primeira peça produzida após ser certificado Journeyman Smith pela ABS (American Bladesmith Society).

Feita em construção integral, essa faca tem um damasco padrão ladder com 240 camadas, que ficaram bem densas (e as fotos não fazem jus a sua beleza, mas no detalhe podemos ver que as linhas finas continuam nítidas), e formam um jogo de luzes muito bonito quando se está manuseando a faca.
A geometria de fio bastante fina, possibilita um fio inigualável, que tem ótima retenção, devido às ligas utilizadas na composição do damasco (1095 e 15n20), aços de alto teor de carbono, que possibilitam grande dureza, mas de fácil afiação até mesmo em pedras não-diamantadas.

A empunhadura, feita com madeira importada, estabilizada, Ash Burl, confere muita beleza e um requinte especial devido ao cabo facetado (oitavado), com linhas nítidas e limpas. Ao mesmo tempo, é um cabo confortável e muito funcional, o que promove ainda mais o uso dessa peça no preparo de alimentos.

Uma faca de porte pequeno, com a lâmina de 170mm de comprimento, 43mm de largura, 2,7mm de espessura e 295mm de comprimento total. Leve e balanceada, é certamente uma das melhores facas que já fiz até hoje!