Nagoya Gyuto III
VENDIDA
Quem conhece meu trabalho sabe do meu apreço por facas de cozinha. A cada nova peça criada, procuro aprimorar, alterando detalhes que muitas vezes passam desapercebidos a um olhar menos atento, mas que fazem a diferença na hora do uso.
Essa faca é uma releitura de uma faca que fiz para a feira de Sorocaba, com alterações no cabo e no colarinho. Possui uma passagem suave do colarinho para a lamina, o que torna mais confortável o uso em uma das principais posições de pegada de uma faca de cozinha, em que os dedos avançam e seguram a faca pela lamina, proximo ao colarinho. Sem quinas vivas, o trabalho fica muito mais confortável.
O colarinho integral, confere resistência e higiene, pois não há cantos e encaixes para que os restos de comida se acumulem. O aço damasco produzido com aços de alto teor de carbono, conferem alta dureza e retenção de fio. A geometria de fio muito fina, confere a essa faca um poder de corte incrível, própria de uma faca de alto padrão.
O padrão do aço damasco é o W, com 750 camadas, um dos melhores damascos que já fiz, sem dúvida alguma. A revelação ficou perfeita, nítida, muito contrastada e brilhante. A profundidade da revelação ajuda no efeito “anti aderente” da lâmina, evitando que se forme vácuo que faz com que as fatias “colem” na lâmina.
A empunhadura foi feita com uma madeira muito especial que estava guardada a sete-chaves, uma madeira estabilizada chamada de Redwood Burl Oldgrowth, ou seja, uma rádica de Redwood, de antiga idade, cheia de pequenos nós, um espetáculo.
Uma faca de porte pequeno, com a lâmina de 185mm de comprimento, 48mm de largura, 2,2mm de espessura e 305mm de comprimento total. Pesa apenas 138g e é extremamente confortável nas mãos.