Viúva Negra – O primeiro damasco

VENDIDA

Esta é uma faca muito especial, trata-se da minha primeira peça em aço damasco. Como muitos sabem, sou orientado pelo excelente cuteleiro Eduardo Berardo, que me deu o aval para me aventurar nesse “novo território” que é o damasco.

No final de dezembro, fui então para Catanduva, onde mora meu amigo e mestre Berardo, aprender a técnica do aço damasco. Após demonstrações e explicações detalhadas, voltei para São Paulo e comecei a me preparar para fazer o primeiro damasco. Muitos investimentos foram feitos para atualizar a oficina com tudo necessário para esse novo passo. E o resultado é esse que vocês podem ver aqui.

Uma faca de luta (fighter) , que apelidei de Viúva Negra, no característico estilo americano Bowie, de lâmina, guarda e ferrule confeccionados em aço damasco no padrão aleatório, com 288 camadas, compostas de 5160+15n20.

A lâmina tem aproximadamente 11 polegadas de comprimento (27,5cm), com largura 1 1/2 polegada (37,5mm), com espessura máxima, na região do ricasso de 6,6mm. O comprimento total da faca é de 41cm.

Apesar de dorso robusto, esta peça é bastante leve e equilibrada, pesando apenas 350g, sendo portanto uma faca bastante ágil. O fio, de design levemente recurvo é bastante agudo, proporcionando máximo poder de corte e finalizado em uma ponta bastante fina e agressiva. O contra-fio é bastante alongado, aumentando a eficiência de perfuração e deixando um aspecto ainda mais alongado na peça.

A empunhadura, bastante anatômica e confortável, foi feita com um belíssimo bloco de Spalted Maple tingido e estabilizado, fixada com um pino mosaico de 4mm, dando um charme a mais a essa peça.

Uma peça equilibrada, de linhas fluidas e harmônicas.

A bainha, feita em couro bovino tingido foi trabalhada em baixo relevo, com o capricho necessário para vestir a Viúva Negra.